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O horizonte é o mesmo no latim e no grego, os olhos que o veem que tomam ângulos diferentes

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Arte, cultura e poder



Philip Hallawell


Qual é a relação entre a cultura, a arte e o poder? É fácil estabelecer uma relação entre a arte e a cultura, pois a arte é a expressão máxima da cultura de um povo e o conhecimento e a apreciação da arte estão entre os principais instrumentos para a aquisição de cultura. Mas, e o poder? Estudos recentes apontam para uma estreita relação entre a cultura de um povo e seu nível sócio-econômico - em outras palavras: quanto mais culto um povo, mais poderoso seu país. Japão e Alemanha são exemplos claros disso.

Isso ocorre porque o homem culto tem uma visão global da realidade, é bem informado e, portanto, consegue situar-se melhor. A arte é o meio que os homens têm ao seu dispor para discutir e comentar a realidade, pois o objetivo do artista é criar uma obra que consiga estimular o espectador a refletir sobre aspectos da realidade enquanto estimula os sentidos esteticamente. A função da arte-educação é ajudar as pessoas a entender os mecanismos da arte e daí melhor apreciá-la.

Os objetivos principais da arte-educação, no caso das artes visuais, são três: ensinar os fundamentos da linguagem visual (ensinar o desenho), desenvolver a sensibilidade estética visual e inserir o aluno num processo criativo. Portanto, quando uma pessoa se envolve com a prática da arte, ela não só passa a conhecer e apreciá-la, mas também exerce sua sensibilidade e criatividade.

O exercício do desenho de observação desenvolve a percepção visual, e, com o tempo, permite um domínio sobre os elementos que compõem a linguagem visual. Nesse processo o aluno passa a ter uma atitude crítica da realidade e a pensar de forma diferente: o pensar analógico/comparativo, concreto, holístico/global, espacial, do lado direito do cérebro. Esse trabalho é feito através de exercícios.

Com o aprendizado das técnicas de pintura ou desenho, começa-se a desenvolver a expressão e a criatividade. No entanto, é importante que se tenha consciência de que o produto (no caso, o quadro) é consequência do processo em que se está envolvido; se o aluno se preocupar em pensar criticamente a respeito de sua realidade, como consequência surgirão idéias e soluções que resultarão em quadros.

Portanto, através do exercício artístico tem-se um valioso instrumento para a aquisição de cultura, do desenvolvimento do pensar, da sensibilidade e da criatividade, elementos que enriquecem o ser humano em todas as suas atividades.

Eis a relação entre a arte, a cultura e o poder.

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